Nóticias Agora

Analise da conjuntura politica de Belém pós eleições

O resultado das eleições do primeiro Turno já foi avaliado por todos. E como bem sabemos no primeiro turno em Belém existiam três forças políticas bem definidas: o prefeito Edgard Gama, apoiando Ricardo Coutinho que obteve 33,50 % (trinta e três, cinqüenta por cento) do eleitorado, em números de votos 2.955 (dois mil novecentos e cinqüenta e cinco); Roberto Flavio, apoiando Vital do Rego que obteve 13,42% (treze, quarenta e dois por cento), do eleitorado, em números de votos 1.194 (hum mil cento e noventa quatro) e os irmãos Tarcisio e Ricardo Marcelo, que juntos apoiaram Cássio Cunha Lima, sendo vencedores no primeiro turno com 52,73% (cinqüenta e dois, setenta e três por cento) do eleitorado Belenense, em números 4.651 (quatro mil seiscentos cinqüenta e um) votos. O que é de conhecimento de todos na cidade de Belém.   
Já no segundo turno a conjuntura mudou porem os ânimos não. Roberto Flavio como não tinha mais candidato para apoiar e o partido ao qual ele faz parte (PMDB), declarou apoio A Ricardo Coutinho e contrariado a expectativa de alguns cassistas, Roberto seguiu o PMDB. Já Tarcisio Marcelo, homem experiente na política, aliado de primeira hora de Ricardo Coutinho em 2010, tato é verdade que indicou a maioria dos cargos do Estado na cidade. No primeiro turno, seguindo a tendência dos ventos das pesquisas , correu logo para se abrigar próximo da muralha de votos de Cássio Cunha Lima, largando o projeto político ao qual ele foi muito beneficiado e ate pouco tempo havia feito um discurso na passagem do governador por Belém defendendo esse projeto. Pois bem, após o resultado das eleições e com a nova conjuntura os ventos mudaram de direção, assim como as pesquisas, dai quem é como folha seca e vai para onde o ventos o leva. Não perdeu tempo a demora foi só a primeira pesquisa do IBOPE ser divulgada com Ricardo Coutinho a frente para o Maestro retirar a foto do tão adorado Cássio Cunha Lima da Casa Amarela, e mandar meia dúzia de seguidores, os primos, espalharem, que agora Tarcisio era 40.
Mas vamos voltar a analise dos números. É sabido que quando alguém declara apoio a um projeto político diferente do que apoiou no primeiro turno a tendência é que os resultado se alterem, aquele que perdeu o apoio é natural que baixe e o que recebeu o apoio suba. Pois bem, vejamos. No primeiro turno Ricardo Coutinho obteve exatos 33,50% ou (2.955 votos) do eleitorado já no segundo turno Ricardo Passou para 48,32% ou (4.554 votos) do eleitorado Belenense aumentando em termos percentuais exatos 14,82%, apenas 1,40% (um, quarenta ponto por certo)  há mais que a votação de Vital obtida por Roberto no primeiro turno. Já Cássio Cunha Lima no Primeiro Turno obteve 52,73% ou (4.651 votos) e no segundo turno impressionante mesmo perdendo o apoio de Tarcisio Marcelo, Baraúna da política Belenense; três vezes prefeito de Belém, duas vezes Deputado Estadual, líder político consolidado em Belém, pasmem junto comigo! Cássio Cunha lima não perdeu um voto se quer em relação ao primeiro turno mesmo perdendo o apoio de TM. Ao invés disso aumentou a votação de 4.651 para 4.870 votos.
A pergunta que eu faço é: Tarcisio Marcelo traiu o governador Ricardo Coutinho mais uma vez ou foi o povo?  O Povo de Tarcisio o abandonou deixando-o sem liderança? Onde está o maestro que arrastava multidões?  Ou será que foi uma tentativa de enganar o coletivo Girassol, para conservar os benéficas do Estado?
Por Henrique Filho

2 comentários:

  1. A carreira politica deste cidadão chamado Tarcísio Marcelo já acabou há tempos,ainda é falado porque mantém uma rádio que ele usa como divã aos sábados,fazendo dos ouvintes de seu ridículo programa as testemunhas da sua briga e despeito familiar. Seu oportunismo barato dessa vez se deu mal,uma vez que o Governador sabe quem apoiou verdadeiramente sua reeleição.Quanto a rádio, ninguém sabe até quando irá funcionar,já que todos conhecemos muito bem o seu talento desastrado de um péssimo administrador,é só uma questão de tempo para ele quebrar a radio...

    ResponderExcluir
  2. A carreira politica deste cidadão chamado Tarcísio Marcelo já acabou há tempos,ainda é falado porque mantém uma rádio que ele usa como divã aos sábados,fazendo dos ouvintes de seu ridículo programa as testemunhas da sua briga e despeito familiar. Seu oportunismo barato dessa vez se deu mal,uma vez que o Governador sabe quem apoiou verdadeiramente sua reeleição.Quanto a rádio, ninguém sabe até quando irá funcionar,já que todos conhecemos muito bem o seu talento desastrado de um péssimo administrador,é só uma questão de tempo para ele quebrar a radio...

    ResponderExcluir