Nóticias Agora

Dilma pede apoio para a volta da CPMF

A presidente Dilma Rousseff fez nesta segunda-feira (14) um apelo para governadores de partidos aliados atuem junto às suas bancadas estaduais na Câmara dos Deputados pela aprovação da recriação da CPMF por um período de quatro anos.

Em jantar promovido no Palácio da Alvorada, a presidente ressaltou que não é possível no atual momento de recessão econômica apenas reduzir despesas sem criar novas receitas.

Ela informou que enviará o pacote de medidas ao Congresso Nacional até a próxima sexta-feira (18) e pediu a cooperação dos governadores aliados na discussão do pacote fiscal.

Segundo relato feito à Folha, o ministro Jaques Wagner (Defesa), que também participou do encontro, indicou que a alíquota de 0,20%, anunciada pelo governo federal, pode ser apenas um piso.

De acordo com ele, ela pode chegar a 0,38%, como era inicialmente proposto pelo governo federal. Ele ressaltou, no entanto, que isso não será proposto pelo governo federal, mas dependerá do esforço dos governadores aliados junto a suas bancadas estaduais no Congresso Nacional.

A ideia que tem sido defendida nos bastidores pelo governo federal é de que a diferença entre os valores, de 0,18%, seja repassada para Estados e municípios. A mudança na alíquota depende dos parlamentares que devem fazer a alteração durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional.

No encontro, no qual participaram ministros e dezenove representantes de gestões estaduais, os governadores aliados se comprometeram ainda a realizar nesta semana uma reunião com todos os mandatários estaduais do país para buscar apoio para a aprovação do pacote fiscal.

Os governadores aliados se posicionaram na reunião contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e defenderam a importância do pacote fiscal para evitar a piora no quadro de recessão econômica.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário