Nóticias Agora

Pe. Cristiano Morre em Campina Grande


A Diocese de Guarabira esta em luto, acaba de perder um dos maiores missionários desde sua fundação, Morreu em Campina Grande hoje 02 de maio de 2016 Pe. Cristiano Muffler, o mesmo já havia sido Vigário da cidade de Belém, quando a paroquia tinha como sede Pirpirituba nos anos 70 a 80, do seculo passado.


Pe. Cristiano é Padrinho de Crisma do Atual Pároco  de Belém Pe. Jardiel, que em nota nas redes sociais lamenta profundamente a passagem. Mas tem a certeza que foi no tempo propicio que Deus Chamou um grande servo e filho da vontade de Deus para o banquete do reino do Céus. 

Cristiano Muffler, alemão, radicado no Brasil, o sacerdote foi vigário de diversas cidades do brejo paraibano e se destacou pelas muitas obras que fez, a exemplo de novas igrejas, reformas e construção de centros pastorais. Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica.
O padre foi internado em março, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e posteriormente, após exames, foi diagnosticado simultaneamente com dengue e chikungunhya.

Cristiano Mufller chegou muito jovem ao Brasil, primeiro no Sul e depois no Nordeste. É considerado um dos fundadores da Diocese de Guarabira, juntamente com Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Sua ação pastoral se fez sentir em diversas áreas, notadamente no apoio às Comunidades Eclesiais de Base, pastorais e movimentos.

Foi vigário de Guarabira, Mari, Pirpirituba, Pilões, Bananeiras e Araruna. Depois foi morar no Norte, na região amazônica, e desde dezembro residia em Santa Fé de Arara.

Velório

Dom Lucena informou ao Nordeste1 que após as formalidades legais e liberação do corpo, à noite o padre Cristiano será velado na Catedral de Nossa Senhora da Luz. Nessa terça, no final da manhã, será transladado para o Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, em Arara.

Às 15:00h será celebrada a Missa de corpo presente e em seguida ocorrerá a cerimônia fúnebre, no cemitério do próprio santuário, onde está sepultado o próprio Ibiapina e o teólogo belga José Comblin.

O bispo de Guarabira lamentou a morte do padre Cristiano. “Perdemos um grande missionário. Um homem de muita fé. A Igreja de Guarabira deve muito ao mesmo. Era um grande missionário e liturgista, tendo contribuído bastante para a formação dos agentes de Pastoral.”


Henrique Filho 
Com Nordeste1

Um comentário:

  1. Boa noite a todos irmãos na Fé no Senhor Jesus, Vivo e ressuscitado !!!

    Hoje , eu estava navegando na internet e resolvi localizar o querido irmão no sacerdócio Pe. Cristiano, e para a minha surpresa encontrei a notícia que em maio/2016 ele foi chamado pelo Pai para receber a coroa da eternidade.
    Então, ao ler a notícia, me prostrei e fiz uma prece. Não importa o tempo histórico (faz alguns meses), e sim a nossa comunhão espiritual com a igreja triunfante.
    Gostaria de deixar para você que está lendo esta simples mensagem de apreço e carinho ao Padre Cristiano um pequeno testemunho que muito me edificou. Claro que em toda a sua trajetória sacerdotal ele espalhou inúmeras sementes do Reino de Deus.
    Em 2013 eu estava recém chegado a Manaus para ser missionário no interior do Amazonas e o conheci na reunião do clero durante o intervalo ( cafezinho ). Estava vestido muito simples. Calça jeans, camisa surrada, sandálias havaiana e um sorriso cativante . Ele transbordava humildade, desapego, alegria, jovialidade e uma grande espiritualidade. Fiquei impressionado com a figura dele.
    Trocamos contatos, e como eu estava de passagem me coloquei a disposição para ajuda-lo na área missionária que ele estava a frente. Parece-me que eram 17 comunidades na periferia de Manaus.
    E diversas vezes fui ao encontro dele simplesmente para beber um pouco daquela experiência riquíssima de vida. E assim o foi. O visitava frequentemente.
    Quando chegou no dia do natal de 2013, eu telefonei e perguntei se ele precisava de ajuda, e claro que ele respondeu que sim.
    Quando cheguei na casa dele, ele me serviu o jantar. Arroz com macarrão.. Rss, e fez questão de lavar meu prato e garfo. E ainda , com muita humildade me disse: " Se você não tivesse aparecido eu iria celebrar CINCO MISSAS agora a noite " ... e estava gripado, e tomou vários remédios... e colocou um sapato muito humilde com meias surradas e saiu para a sua jornada nos altares de Deus,
    Me abraçou, agradeceu pela ajuda, e celebrei DUAS MISSAS para ajuda-lo.
    Este grande sacerdote dedicou toda a sua existência para a maior Glória de Deus.
    E agora , com certeza ele está ao lado daquele que sempre amou. Jesus Cristo.
    Descanse, meu irmão. E peça a Deus por todos nós que aqui perseveramos na esperança e confiamos plenamente na assistência amorosa do Espírito Santo.
    Com eterna saudade, e até o céu quando iremos nos encontrar, acolhidos amorosamente pela nossa Mãezinha.
    Paz e Bem !!!
    Padre Hércules Antônio de Lima.
    Irmão da Ordem Franciscana Secular.
    Manaus, 20 de Novembro de 2016

    ResponderExcluir